Os engenheiros da Universidade do Estado de Washington (WSU) criaram um processo inovador para produzir concreto que tem a capacidade de absorver mais dióxido de carbono do que emite, o que é uma conquista significativa considerando que o concreto é um dos materiais mais comuns na terra, embora também seja uma das principais fontes de emissão de gases de efeito estufa.

O processo de fabricação de cimento requer temperaturas muito altas, e isso geralmente aumenta a queima de combustíveis que, é claro, emitem CO2. Nesse contexto, a adoção de fontes de energia renováveis pode ajudar a diminuir esse impacto negativo no meio ambiente.

No entanto, a fim de reduzir a pegada de carbono do concreto, cientistas têm trabalhado para aprimorar sua fórmula com o objetivo de torná-la mais sustentável. Esses esforços incluem substituir a rocha vulcânica por calcário, bem como adicionar outros ingredientes, como dióxido de titânio, bicarbonato de sódio e resíduos de construção. Além disso, uma argila frequentemente descartada durante a mineração pode ser utilizada como um dos componentes do concreto. Todos esses materiais têm o potencial de tornar o processo de produção do concreto mais sustentável, minimizando a emissão de gases do efeito estufa.

Para o novo estudo, os pesquisadores da WSU investigaram um novo método envolvendo biochar, um carvão feito de resíduos orgânicos. O procedimento foi realizado primeiramente tratando o biochar com águas residuais de lavagem de concreto. Isso aumentou sua força e permitiu que uma proporção maior do aditivo fosse misturada. Mas o mais importante, o biochar foi capaz de absorver até 23% de seu próprio peso em dióxido de carbono do ar ao seu redor.

O resultado desse experimento constatou que a utilização de cimento contendo 30% de biocarvão produziu um concreto que absorveu mais dióxido de carbono do que emitiu. De acordo com os pesquisadores, 1 kg de concreto com 30% de biochar remove cerca de 13 g de CO2 a mais do que sua produção libera. Essa diferença é importante, considerando que o concreto comum geralmente emite cerca de 0,9 kg de CO2 por 1 kg de material.

Dessa forma, usar o biochar para propósitos ecologicamente corretos como este concreto desvia a biomassa de outros destinos que poderiam potencialmente liberar mais CO2. Além disso, é importante, também, considerar que a adoção de fontes de energia renováveis, principalmente, nessa cadeia de produção, pode contribuir de forma ainda mais significativa na geração dos resultados positivos.

Faça parte da mudança para um futuro mais limpo e sustentável. Preencha agora mesmo o formulário deste link, e saiba como adotar energia renovável, pode contribuir para a redução das emissões de carbono e para a preservação do nosso planeta. Cada ação conta e você pode fazer a diferença!